28 Gatilhos Mentais Comprovados

Neste artigo você irá aprender o que são Gatilhos Mentais e porque eles funcionam.

Um ótimo livro para se aprender sobre Gatilhos Mentais é o “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini, um Ph.D. renomado que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares de seu livro.

Mas vamos lá…

Você já se perguntou porque algumas pessoas conseguem que as demais concordem com elas e outras não?

E porque algumas mensagens e campanhas de marketing conseguem converter muito mais do que outras?

Inclusive, você já percebeu que em certas situações você conseguiu facilmente tomar uma decisão enquanto em outras foi muito difícil ou você simplesmente não se decidiu?

A verdade é que essas pessoas e negócios que recebem mais “SIM” não têm mais sorte que outras.

Isso acontece porque existem diversas técnicas de persuasão que podem ser aplicadas na comunicação com o objetivo de facilitar o processo de decisão.

Uma dessas técnicas, que definitivamente fez uma diferença incrível nos negócios de centenas de pessoas, são os gatilhos mentais.

Mas, antes de eu te explicar o que são exatamente esses gatilhos mentais, você precisa entender como o cérebro humano funciona e porque isso é importante no processo de tomada de decisão do ser humano.

Deixa eu te contar…

Entre as partes do nosso cérebro, é importante que você entenda o funcionamento de duas fundamentais das quais eu vou falar aqui.

Uma delas é o neocortex e a outra é o sistema límbico.

O neocortex é a parte que interpreta a linguagem, dados, informações, benefícios e lógica. Apesar de ser a parte mais desenvolvida em nós seres humanos ela não é responsável pela maioria das nossas decisões.

Quer ver?

Se os dados e a lógica fossem responsáveis pelas nossas decisões ninguém comeria alimentos que não são saudáveis, nem uma quantidade maior do que deveria, afinal não faltam informações para demonstrar categoricamente que isso é prejudicial a saúde, não é mesmo?

Apesar disso, o que não falta no mundo são pessoas com problemas de obesidade e muitas outras complicações de saúde ocasionadas por má alimentação e hábitos não saudáveis.

Mas, afinal, o que nos leva então a tomar uma decisão na maioria das vezes?

É a outra parte do nosso cérebro da qual eu disse que ia falar, o sistema límbico.

Ele é o responsável pelas nossas emoções e pelo nosso instinto de sobrevivência. É nessa parte que a maioria das suas decisões são tomadas, mesmo que você não esteja ciente disso.

Porque isso acontece?

Pare para pensar.

Todos os dias nós decidimos que roupa vamos usar, qual caminho vamos pegar para o trabalho, o que vamos almoçar e jantar, se vamos a determinado lugar ou não, entre tantas outras coisas comuns ao nosso dia a dia.

Não é a toa que todas essas decisões nos parecem automáticas.

Se o nosso cérebro tivesse que analisar todas as informações e dados lógicos para cada decisão que temos que tomar a gente não iria se decidir, não sairíamos do lugar. Por isso, o cérebro usa atalhos ligados a parte emocional para facilitar essa tomada de decisão.

E é aí que entram os gatilhos mentais: eles são técnicas de persuasão, padrões baseados nesses atalhos que se conectam com o sistema límbico, ativam uma emoção e por isso facilitam o processo de decisão do seu prospecto.

Isso é importante para o seu negócio porque toda venda é um processo de decisão. Você depende que seu prospecto concorde com a sua proposta, com a sua oferta, certo?

Cada vez mais as pessoas estão expostas a uma infinidade de informações e se elas tiverem que analisar tudo o que precisam na hora de decidir se vão comprar alguma coisa ou não elas teriam muito trabalho e, consequentemente, muito mais chance de estagnar e não comprar.

Então, se você pode facilitar a vida do seu prospecto, por que você não faria?

Ao se comunicar com a parte emocional do cérebro, os gatilhos mentais vão causar duas coisas no seu prospecto:

  1.  Fazer com que ele preste ATENÇÃO
  2.  Fazer com que ele tome uma AÇÃO

Existem vários gatilhos mentais e Robert Cialdini explica muitos deles em seu livro “As Armas da Persuasão” e é justamente por isso que recomendo fortemente que você leia o mesmo.

Informações sobre o livro

Agora, vou deixar os links aqui, para você que acredita que essa história pode mudar a sua vida a partir de hoje.

São duas opções:

Eu só estou deixando esses links aqui porque eu acredito que seja um dos melhores custos-benefícios de todo mercado.

Neste artigo vou lhe apresentar 28 Gatilhos Mentais Comprovados para vender mais e mais rápido.

Quantos mais gatilhos mentais você usar de forma correta maiores serão suas chances de ter resultado, isto é, mais chance do seu prospecto prestar atenção em você e mais chance de ele tomar uma ação, que no caso é a compra do seu produto ou contratação do seu serviço.

Não é necessário que em todas as mensagens do seu negócio você use todos os gatilhos mentais. Mas, ao longo deste artigo você vai ver que muitos deles são até consequências de outros. Às vezes, quando você aperta um gatilho acaba apertando um outro também.

Agora, vamos para a parte que você aumenta as suas chances de receber um sim!

01 – História

02 – Evento

03 – Comunidade

04 – Interação e Conversa

05 – Prova Social

06 – Prova

07 – Escassez

08 – Autoridade

09 – Antecipação

10 – Polêmica

11 – Comprometimento e Consistência

12 – Reciprocidade

13 – Surpresa

14 – Carisma

15 – Credibilidade

16 – Celebridade/Ser Interessante/Autêntico

17 – Porquê

18 – Competição

19 – Desprendimento

20 – Simplicidade

21 – Especificidade

22 – Emoção

23 – Crença

24 – Multi Canal

25 – Viagem Subliminar

26 – Intimidade

27 – Interrupção de Padrão

28 – Fatos de Terceiros

Add Comment